24 de setembro de 2015

Educar é o trabalho mais dificil do mundo

Muitas vezes acho-o imaturo para a própria idade (quase 4 anos).
Ele anda lá no mundo dele da fantasia, como muitas crianças é certo, mas acho que lhe falta sobretudo a auto estima.
Seja o que for, que lhe queira ensinar (atenção, a pedido dele, nada de coisas forçadas) em primeira instância ele diz em tom de birra e choro "que não consegue", fica muito irritado e eu ainda não consegui arranjar maneira de lhe fazer entender que é normal, que para aprender as coisas é mesmo assim, difícil, tem de tentar e tentar e tentar até acertar.

Nada que me tire o sono, acredito que tudo, mas mesmo tudo tem o seu tempo e ele tem o tempo próprio dele.

Mas se isto é normal de acontecer, muitas outras vezes ele me surpreende e vem com conversas bastantes coesas e até "adultas" para a idade dele.

Quero eu chegar ao ponto, que nestes últimos dias ele não tem estado normal, ele tem acordado muitas vezes de noite a chorar, pesadelos e sei lá mais o quê. Tem estado mimoso e até algo ciumento no que concerne aos mimos que damos á irmã.

Ontem, depois de muito choro ao final do dia, falou-me que queria ouvir uma história e o meu instinto ficou apurado e pedi-lhe que fosse ele que me contasse uma história a mim.

Contou-me que o Mickey e os amigos saíram de casa já de noite e se perderam, não conseguiram voltar e por isso morreram! Leram bem, MORRERAM!!! Fiquei perplexa, engoli em seco e inquiri para saber onde raio andava ele a buscar estas histórias, como raio sabe ele o que é a morte?

- Tu sabes o que é a morte Martim?
- Sim, sei Mãe!
- O que é filho?
- É uma coisa (diz ele com ar triste)
- E é uma coisa boa ou má?
- É má Mãe, é uma coisa MUITO TRISTE!!!

Caramba, senti-me impotente!! O meu miúdo de 4 anos já sabe o que é a morte, já percebeu que ela existe e como ela é TRISTE.

Não houve ninguém próximo de nós que tenha morrido, ou que esteja em tal estado em vias de ...
Os bonecos que ele vê são os mais a leste destes temas e ainda assim ele já se apercebeu, está a crescer o meu filho ... Não que isso me deixe triste (é claro que serão sempre os nossos bébés) mas esta deixou-me desarmada, triste e acho que estas reflexões devem estar no centro dos últimos pesadelos, das últimas birras. Algo o preocupa e eu ainda não tinha chegado lá (não sei se ainda cheguei).

E a inocência das crianças, essa um dia vai-se com o mundo que nos rodeia em volta, com as noticias diárias do nosso país e de lá de fora. Fico triste com isto, não acho que uma criança com esta idade já deva perceber estas coisas, eu não estava preparada!
Educar é o trabalho mais difícil do mundo!!

É nestas alturas que queria que ele voltasse a ser bébé, que o queria abraçar nos meus braços e protegê-lo de todos os males!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu Encanto!!